Aveiro
- Bispo: D. António Manuel Moiteiro Ramos
- Paróquias: 101
- Link diocesano: O sínodo na diocese
Diocese de Aveiro não quer “deixar morrer o dinamismo sinodal”
12.02.2024A comissão sinodal da diocese de Aveiro partilhou com a Rede Sinodal que já reuniu e encontra-se a estudar o relatório síntese, com a “preocupação maior de não deixar morrer o dinamismo sinodal”.
“Tendo em conta a preparação do próximo triénio pastoral, há elementos do relatório síntese que serão abordados, nomeadamente o capítulo 8 e 16, pois o primeiro ano do triénio incidirá sobre a "Corresponsabilidade ministerial e sinodal no seio da Igreja Povo de Deus", revelou a comissão sinodal diocesana.
A síntese diocesana é ainda “ponto de partida nos trabalhos de planificação pastoral” e para a tomada de decisões nas várias instâncias eclesiais é pedido que seja feita na base da escuta e da procura de consensos”.
Nesta fase de preparação para a segunda assembleia do sínodo “foi enviado aos arciprestes um conjunto de perguntas para serem analisadas em reuniões de arciprestado, cujo eco será dado em finais de fevereiro”.
Depois desta fase, “a comissão diocesana fará a sua reflexão considerando os contributos” e o “conselho diocesano de pastoral também se irá debruçar sobre a sinodalidade”.
Segundo a comissão sinodal, ainda não estão definidos os capítulos a serem analisados, mas adiantou que o “Conselho Presbiteral da diocese de Aveiro já analisou o número 12”.
Neste documento enviado à Rede Sinodal, destaca-se a “atitude de permanente conversão pastoral”, apontando à “revitalização pastoral das comunidades, mais abertas à missão, mais atentas às periferias”, e à “urgência em definir prioridades na busca de caminhos que interpelem a consciência dos crentes”.
A Rede Sinodal está em contacto com todas as dioceses portuguesas, para informar sobre o pulsar do Sínodo em Portugal.