Bragança-Miranda

Foto: SDCS - Diocese de Bragança-Miranda

Encontro de formação sobre sinodalidade reuniu cerca de 90 agentes pastorais na diocese de Bragança-Miranda

05.03.2024

Bispo diocesano admitiu a necessidade de “uma cultura e uma espiritualidade sinodais”

A Diocese de Bragança-Miranda promoveu uma formação para todos os agentes pastorais sobre a sinodalidade, “Como ser Igreja sinodal em missão?”, foi o mote do encontro que se realizou no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, e que contou com cerca de 90 agentes pastorais.

Segundo o Jornal Mensageiro de Bragança, o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, afirmou que há “mais consciência de que uma Igreja sinodal se funda no reconhecimento da dignidade comum derivada do Batismo que torna todos os que o recebem filhos e filhas de Deus, membros da família de Deus e, portanto, irmãos e irmãs em Cristo, habitados pelo único Espírito e enviados para cumprir uma missão comum, caminhando lado a lado com todos”.

Consciente de que “as instituições e estruturas, por si só, não são suficientes para tornar a Igreja sinodal», o prelado admitiu a necessidade de “uma cultura e uma espiritualidade sinodais, animadas por um desejo de conversão ao Evangelho, alimentadas pela Eucaristia e sustentadas por uma formação adequada: integral, inicial e permanente, para todos os membros do Povo de Deus”, pode ler-se.

Após a apresentação do relatório síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, pelo Padre José Bento Soares, coordenador da pastoral diocesana, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e reflexão; as conclusões foram apresentadas em plenário e serão enviadas à Conferência Episcopal Portuguesa.

A Rede Sinodal está em contacto com todas as dioceses portuguesas, para informar sobre o pulsar do Sínodo em Portugal.