Porto

Foto: Rui Saraiva, maio de 2022

Diocese do Porto abre reflexão sobre o Relatório de Síntese do Sínodo ao Conselho Diocesano de Pastoral e Conselho Presbiteral Diocesano

02.02.2024

A Comissão Sinodal da diocese do Porto decidiu abrir a reflexão sobre o Relatório de Síntese da primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos ao Conselho Diocesano Pastoral e ao Conselho Presbiteral Diocesano.

Estes momentos de reflexão decorrerão durante o mês de fevereiro 2024, informa a Comissão Sinodal da diocese do Porto.

Este trabalho enquadra-se na consulta pedida pela Conferência Episcopal Portuguesa às dioceses, no comunicado do seu Conselho Permanente de dia 9 de janeiro último, que procura dar resposta às indicações de 12 de dezembro de 2023 apresentadas pela Secretaria Geral do Sínodo sobre os passos a dar nos meses que nos separam da segunda sessão do Sínodo de outubro de 2024.

A Comissão Sinodal do Porto sublinha a importância da consulta diocesana realizada na primeira fase do Sínodo (2021-2022) e que permitiu a elaboração da síntese sinodal diocesana publicada em junho de 2022. Um trabalho que deu expressão à participação e reflexão sinodal de 194 paróquias e de mais de 30 contributos de comunidades de vida consagrada, de movimentos e de outros grupos.

Especial destaque nessa consulta para a Assembleia Sinodal Diocesana realizada em maio de 2022 na Casa Diocesana de Vilar e que reuniu cerca de duas centenas de diocesanos das quatro zonas pastorais da diocese do Porto.

A Rede Sinodal está em contacto com todas as dioceses portuguesas, para informar sobre o pulsar do Sínodo em Portugal.